Tecnologia assistiva pode ser entendida "uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências" (Cook e Hussey • Assistive Technologies: Principles and Practices • Mosby – Year Book, Inc., 1995).
Iremos apresentar a seguir algumas destas tecnologias que visam como o próprio conceito já diz: diminuir as dificuldades presentes no cotidiano que aqui no caso dos deficientes visuais vivenciam.
Aparelhos:
· Batizado de Auire, o aparelho é portátil e serve para identificar cores de objetos e notas de dinheiro. (http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=aparelho-identifica-fala-cores-deficientes-visuais&id=010110100202)
· BrainPort:aparelho onde os cegos contam com a ajuda da língua para enchergar.
· A linha S-1 é composta de quatro softwares: NNTextReader ou Scanner Leitor portátil (Slep); NNColor_ID, que faz a identificação de cores; o NNMoney_ID, que identifica cédulas monetárias e o NNLight_ID, que informa o nível de luminosidade de um ambiente. Cada solução acrescida ao celular significa menos um equipamento que o deficiente visual precisará carregar. (http://www.cienciaecultura.ufba.br/agenciadenoticias/noticias/destaques/aplicativos-de-celulares-facilitam-vida-de-deficientes-visuais/)
· Sorobã: Ábaco japonês que foi adaptado para o uso de deficientes visuais é muito eficiente, além de ser de baixo custo tem longa duração a realização das operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação, divisão, radiciação, potenciação )
Sistemas:
Sobre os sistemas de computadores voltados para os deficientes visuais aqui no Brasil:
· DOSVOX: Sistema de Síntese de voz para a língua portuguesa; Impressor formatador para Braille; Programas para os deficientes visuais que auxiliam no preenchimento de cheques, caderno de telefones e outros.
· VIRTUAL VISION: É característico deste programa maior facilidade de navegar na página da Web no Internet Explorer e outros
· JAWS: Facilidade na instalação do mesmo e qualquer cego podem trabalhar tranqüilamente no computador usando as teclas de atalho.
Notícias:
· Em notícia de acordo com a redação agencia@cienciaecultura.net atualizado em 19 de julho de 2011 as 14h06min sobre recursos audiovisuais temos que:
“A partir de julho deste ano, TVs abertas brasileiras que utilizam tecnologia digital, passam a disponibilizar, no mínimo, duas horas semanais de sua programação com o recurso da audiodescrição para telespectadores cegos.” Recurso este que se tornou obrigatório desde a promulgação da Portaria 188/2010, do Ministério das Comunicações.
Para conferir esta notícia na íntegra acesse o site: http://www.cienciaecultura.ufba.br/agenciadenoticias/noticias/audiodescricao-a-arte-de-transformar-palavras-em-imagens/
· Em notícia do http://blogs.diariodonordeste.com.br/zonacyber/mundo/designer-cria-smartphone-para-deficientes-visuais-com-teclado-em-braile/,%20foi criado pelo designer Shikun Sun o smartphone para deficientes visuais com teclado em Braille.
· “Cientistas desenvolvem mouse para cegos”. “LEICESTER, Inglaterra (Reuters) - Cientistas à procura de meios para que os cegos aproveitem melhor os computadores desenvolveram um mouse tátil e combinaram o dispositivo com representações sonoras de recursos gráficos.”a notícia na íntegra no site: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/092002/09092002-7.shl
Jogos:
· Boneco Cão-Guia FICHA TÉCNICA Características: Boneco de peluche, simbolizando um cão-guia, de cor castanha, com arnês rígido e trela de pele. Vem também com uma pequena bengala branca com refletor vermelho. Ideal para divulgar e familiarizar as crianças com a função de apoio à mobilidade do cão e da bengala, para permitir uma saudável interação social entre crianças com alguém utilizador de cão-guia na família, e ainda para, nos jardins de infância, ter um brinquedo que permita desenvolver conversas sobre integração, em situações de turmas integradas. Peluche lavável à mão. Não recomendado para crianças abaixo dos 3 anos.
· Boneco Didático Braillin FICHA TÉCNICA Características: O boneco Braillin é um boneco clássico, feito em tecidos de cores vivas e diferentes texturas, em cuja camisola se encontra uma célula Braille gigante. Foi concebido para favorecer actividades e experiências que permitam o desenvolvimento educativo, afectivo e social dos meninos e meninas com necessidades educativas especiais por deficiência da visão, ou de qualquer criança no sentido da integração e inclusão. Contribui para a familiarização dos meninos com o alfabeto Braille. Permite aprender também o esquema do corpo, as noções espaciais, a configuração e estrutura da roupa, e pequenas tarefas como pentear e atar os sapatos. O boneco é acompanhado de um guia didático, um alfabeto em relevo e tinta, um pôster do alfabeto Braille e um saco colorido.
No site http://www.tiflotecnia.com/produtos/hardware/hardware.html além dos jogos acima podem ser encontrados produtos e serviços para a deficiência da visual como software e hardware adaptados. Vale a pena conferir!
Nenhum comentário:
Postar um comentário