sexta-feira, 25 de novembro de 2011

** FORMAÇÃO DE PROFESSORES **



PROFISSIONAIS TAMBÉM NO ATO DE INCLUIR
  Qualquer educador para atuar na formação de pessoas necessita de uma preparação acadêmica que o possibilite agir de forma eficaz no processo de ensino e aprendizagem.
 Esta formação por sua vez pode ser requerida através da pedagogia, letras, educação física, entre outras áreas conforme a pretensão do profissional.
  Com a educação de cegos não é diferente.  Acreditamos que além da formação como professor, o profissional que pretende atuar nesta área precisa entender e conhecer as dificuldades dos seus alunos para assim, favorecer uma educação que desenvolva as capacidades do aluno e não simplesmente cumpra com o papel da inclusão.
   Conforme discute o autora RIBEIRO (2001), existe uma importância de treinar a criança globalmente para a programação educacional, ao invés de fazê –lo de forma limitada, a partir de uma definição precoce de sua deficiência.
    Partindo desta importância, podemos encontrar hoje cursos que possibilitem uma formação voltada direta para este profissional, abrangendo diversos aspectos como:
·           FUNDAMENTOS TEÓRICOS;
·           POLÍTICAS DE INCLUSÃO;
·           DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DO DEFICIENTE VISUAL;
·           METODOLOGIA E ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL;
·           ENSINO E APRENDIZAGEM DO SISTEMA BRAILLE E SOROBAN
·           PRÁTICAS ESPORTIVAS ADAPTADAS
·           METODOLOGIA E RECURSOS PARA EDUCAÇÃO DO CEGO
·           TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E ACESSIBILIDADE
·           Entre outros.

A busca por essa formação não significa apenas um acréscimo ao currículo do educador, mas sim uma formação qualificada deste para atuar com a deficiência do aluno cego.
Por muita das vezes limitamos o aluno a sua deficiência e deixamos de lado as suas possibilidades.  Por isso acreditamos que a formação do profissional se torna determinante para um resultado satisfatório neste processo ensino e aprendizagem do aluno cego.

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