A ACERGS surgiu com a vinda de Lydia Moschetti da Itália. Ela nascida em Toscana, na Itália, em 1888 chegou ao Brasil com 18 anos de idade, com a mãe e 8 irmãos, o pai já viera antes. O sonho dela era ajudar pessoas com deficiência visual, promessa feita a um compatriota carente e desprovido de visão. Contava ela que ao vê-lo, ainda na Itália, num dia extremamente frio - cego e desassistido -, deu-lhe o lanche que levava, com a promessa de que haveria de ajudar as pessoas cegas, no dia em que pudesse.
Sempre teve uma personalidade forte e de muita iniciativa, indo contra a sociedade brasileira da época. Casou com o engenheiro Luiz Moscheti, italiano, representante da “Fiat” no Brasil e na América. O seu marido deixou o emprego e resolveram montar um negócio próprio. Na década de 30, o casal já tinha uma vida bem abasta, e Lydia lembrou-se da promessa feita ao compatriota italiano - cego, carente e desassistido. Fundou então o Instituto Santa Luzia, "Ginásio e Escola Profissional para Cegos", (em Porto Alegre, Av. Independência, 850/876), no dia 20 de setembro de 1941. A fundação do Instituto Santa Luzia representou o lançamento das raízes e os fundamentos sociais que permitiram o surgimento da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul.
De 1941 a 1967, passou pelo Instituto Santa Luzia uma geração de alunos com deficiência visual, estudando e vislumbrando horizontes. Nesse período formaram-se as necessárias lideranças voltadas ao movimento associativista. Assim, 26 anos após a fundação do Instituto Santa Luzia, em 20 de outubro de 1967, foi fundada a Associação de Cegos do Rio Grande do Sul, cuja ata foi firmada por 99 associados-fundadores, em sua grande maioria, formada pela geração egressa do Instituto Santa Luzia.
Essa importante associação teve colaboração de muitas pessoas, sensíveis à causa e à promoção social das pessoas com deficiência visual.
A Associação de Cegos do Rio Grande do Sul foi fundada no dia 20 de outubro de 1967.
Os objetivos são promover o desenvolvimento e integração social das pessoas com deficiência visual.
· A ACERGS é um exemplo de que é possível a concretização de sonhos juvenis, e que sonho e trabalho andam juntos com amor e dedicação até mesmo não existe o impossível.
· A ACERGS é um exemplo de que é possível a concretização de sonhos juvenis, e que sonho e trabalho andam juntos com amor e dedicação até mesmo não existe o impossível.
“O objetivo do setor de Serviço Social é prestar atendimento técnico no que concerne as demandas originadas pelos usuários bem como as da própria instituição. Quando identificadas, realiza-se acompanhamento social que possa suprir as necessidades socioassistenciais dos usuários, é importante ressaltar que além dos sócios da instituição, o Serviço Social da ACERGS também presta atendimento aos familiares e demais pessoas com deficiência visual que necessitem do serviço. Além disso, o trabalho técnico realizado conta com a participação do setor de Psicologia e Psicopedagogia, compondo assim um atendimento interdisciplinar com vistas à obtenção de um trabalho de efetividade na garantia de direitos.”
Ressaltamos ainda, o trabalho realizado na elaboração de projetos sociais visando à melhoria e extensão dos serviços prestados pela instituição ao deficiente visual.
Principais atividades realizadas:
· Atendimento e acompanhamento de demandas socioassistenciais oriundas dos usuários e seus familiares;
· Trabalho integrado com o setor de Psicologia e Psicopedagogia;
· Encaminhamentos direcionados para a rede especializada de atendimento, quando há a necessidade;
· Encaminhamento de consultas gratuitas com oftalmologistas voluntários;
· Encaminhamento para consulta e tratamento gratuitos com dentista voluntário;
· Participação em reuniões, conferências, seminários entre outros que visem a temática da pessoa com deficiência.
Os atendimentos são realizados nas quartas-feiras, no escritório da ACERGS (Rua General Andrade Neves, nº 100 5º andar – Centro – Porto Alegre/RS), no horário das 9h às 12h e das 13h às 14h45.
Abaixo relação das atividades paradespotivas praticadas dentro da ACERGS.
· Judô
· Goalball
· Futsal
· Xadrez
Nenhum comentário:
Postar um comentário